CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 100 HORAS 2012

UNIDADE 1 

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA


MOMENTOS PARADOXAIS DA APRENDIZAGEM

     Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
     Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. De fato, podemos concebêla como uma sociedade de aprendizagem, que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas, mas que aprendam de outra maneira, no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem, de uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, seja da perspectiva cognitiva ou cultural.
    Tornam-se necessárias novas formas de alfabetização, partindo do inicio da informatização do conhecimento já que a mesma tornou muito mais acessível a todos os saberes ao tornar mais horizontes e menos seletivos à produção e o acesso ao conhecimento. Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria página na web.
     Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos. Dado que a escola já não pode proporcionar toda informação relevante, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
    Como consequência dessa multiplicação informativa, bem como de mudanças culturais mais profundas, experimentamos uma crescente incerteza intelectual e pessoal. Assim não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabada; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.
     Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor.


 
Quem sou como professor e aprendiz?


O mundo está mudando e isso está ocorrendo a uma velocidade sem precedentes na evolução histórica da humanidade. Este novo mundo está a exigir da escola um novo trabalhador, polivalente, flexível, motivado, criativo, apto à participação e à interação com seus pares na geração de soluções para os problemas do cotidiano.
Esta é uma postura que exige de quem educa uma busca constante de aperfeiçoamento. Portanto, é necessário que estejamos dispostos, se quisermos ensinar, a seguir aprendendo ao longo de toda a nossa vida.
Mais do que nunca, o que somos e fazemos dependerá de nossa capacidade de mudar nossos paradigmas. Mudar paradigmas é mudar a nossa compreensão e a nossa ação diante da realidade. Uma decisão muito importante frente às novas realidades é chamar a si a responsabilidade pelo seu próprio processo de educação permanente.
Este é o desafio do educador, daquele que deseja ser um criador de acontecimentos, um condutor do processo educativo, um eterno aprendiz e um incansável mestre.


Educação e Tecnologia Ladislau Dowbor, na entrevista concedida à Rede Vida, em 2004, afirma: “A visão geral é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante.” Diante desse quadro, é importante que o professor esteja aberto para as novas tecnológias, saiba utilizá-las no desenvolvimento de sua ação educativa. É preciso, no entanto, deixar claro que elas não substituem uma relação interpessoal de qualidade com os seus educandos. Se compreendida como uma ação educativa,fica claro que o papel do professor vai além da docência. Sua atuação em outros âmbitos do espaço escolar, extrapolando a sala de aula, é de fundamental importância. As práticas e vivências, são um espaço privilegiado para os educandos possam aprender pelo curso dos acontecimentos e não apenas pelo discurso das palavras. Nesta perspectiva, o professor torna-se uma ponte entre o educando e seu entorno, possibilitando-lhe o estabelecimento de uma relação pedagogicamente qualificada com o mundo natural e humano que o rodeia. Maria Josilene Silva Veras de Carvalho.





TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA

Nome da Escola: Escola Estadual Francisca Rosa da Costa
Número total de docentes da escola: 17
Número de docentes entrevistados: 4
Pesquisador: Josilene
Data da Pesquisa: 20/04/2012
Turno: Vespertino
TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA


Este relatório tem por objetivo apresentar quais são os principais recursos tecnológicos utilizados como suporte pedagógico na Escola Estadual Francisca Rosa da Costa,situada na Av. Sargento Reginaldo Bandeira nº 342, bairro Palmeirão – Delmiro Gouveia – AL. Foi realizada uma entrevista no dia 20 de Abril de 2012, no turno vespertino, com quatro professores efetivos, no qual todos foram unânimes em responder que utilizam os recursos tecnológicos da escola para dinamizar suas aulas.
Porém, apesar da escola possuir um bom número de recursos tecnológicos, como: TV, DVD, SOM, CAIXA AMPLIFICADA, MICROSYSTEM, RETROPROJETOR, EPISCÓPIO, COMPUTADORES, CÂMARA DIGITAL, MICROFONE E PROJETOR DE MULTIMÍDIAS.
A escola não está bem equipada, no que se refere ao laboratório de informática, pois somente dois computadores possui internet. Além disso, por não ter um espaço próprio(auditório), a escola se adequou da melhor maneira possível, colocando uma sala de aula, para os equipamentos de multimídias para uma melhor aprendizagem do aluno.
Assim, foi possível constatar que a escola apesar de algumas dificuldades,  vêm se empenhado o máximo para que os professores utilizem da melhor forma possível os recursos tecnológicos disponíveis. 




 

INFORMÁTICA E PROJETOS DE APRENDIZAGEM
EQUIPE: GILCERIA – JOSILENE
FÓRUM

Através de projeto pode-se desenvolver o pensamento reflexivo e critico dos alunos, bem como estimular sua criatividade e o espírito de pesquisa. Os temas, as situações do mundo real e as tarefas autênticas despertam o interesse dos alunos e assim, transformam as informações, compreendendo-as.
Portal do professor: - Projeto FUTURARTE
Benefícios pedagógicos da proposta de aprendizagem:
Compreender as origens dos principais problemas ambientais que assolam o mundo atual, como o aquecimento global, a poluição sonora e visual, a destruição dos mananciais, a poluição dos rios, o consumismo,  a super produção de lixo e outros.
Possibilidades de uso das TIC na realização de projetos de aprendizagem:
Utilizar as principais ferramentas do programa Paint, ferramenta gráfica muito utilizada pelos usurários do Windows. As aulas não intentarão especificamente a formar operadores desse programa, mas objetivará preparar os alunos para  utilizá-lo na produção de desenhos a serem utilizados na elaboração da animação.
Pesquisar através da Internet, buscando Sites de informações relacionadas com o tema do projeto, tais como: problemas ambientais, técnicas de desenho, narrativa gráfica, seqüências animadas, produção de storybords e outros.  O aluno poderá ainda através dos Sites de busca, procurar por páginas que versem sobre assuntos que ele julgue importantes para elaboração de seu trabalho especificamente.

Atribuições de um professor em um projeto de aprendizagem:
Os professores do laboratório de informática orientarão os alunos acerca dos objetivos do projeto e informarão os alunos sobre as exigências estabelecidas para a boa execução dos prazos. Terão aulas com os professores de ciências orientando-os sobre os vários problemas ambientais causados pela sociedade moderna, especialmente as dos grandes centros urbanos. Terão informações sobre as conseqüências do aquecimento global para a vida das gerações futuras, serão informados sobre a importância de sabermos sensibilizar as pessoas (principalmente  as lideranças políticas) para essas questões se quisermos de fato superá-las.
Sempre sob a supervisão dos professores do laboratório e dos professes de artes, os alunos utilizarão o programa Paint para a produção das lâminas de sua animação.
Atribuições dos alunos em um projeto de aprendizagem:
 Produzir uma animação final com trilha sonora e sonorização, que busque direta ou indiretamente sensibilizar o telespectador para a urgência das questões ambientais. Seu trabalho final deverá possuir nexo causal e originalidade.
 Formar juntamente com os colegas, grupos multiplicadores de conhecimentos que possam levar as informações que eles adquiriram até seus lares e comunidades.

Benefícios pedagógicos da proposta de aprendizagem:
A importância fundamental desse projeto foi o desenvolvimento de habilidades técnicas, científicas e sociais com todos àqueles que se envolveram no Projeto Escola Viva, determinando assim, avanços cognitivos, emocionais e psicológicos da clientela escolar.
Proporcionar o contato e o uso dos recursos dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente..
Possibilidades de uso das TIC na realização de projetos de aprendizagem:
A metodologia utilizada para a realização deste processo se valerá de pesquisa em sites, vídeos educativos e aula passeio.
Produção de jornal na sala de tecnologia para exposição em varal na culminância do projeto.
A culminância do projeto se dará através de apresentações dos trabalhos realizados pelas turmas envolvidas, através de vídeo, cartazes, materiais impressos, datashow e exposição em varal.
Atribuições de um professor em um projeto de aprendizagem:
Conversa dirigida a respeito do histórico da devastação do meio ambiente e quais as suas conseqüências para a humanidade, através de leituras, debates, interpretações e produções de textos.
Proporcionar aos alunos um passeio ao córrego Buriti e Lagoa, onde serão orientados a observar as formas de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamar a atenção.
Atribuições dos alunos em um projeto de aprendizagem:
Os alunos deverão compreender a importância da relação homem meio ambiente, desenvolvendo trabalhos que serão avaliados no individual e no coletivo.


UNIDADE 2

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA


EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

A navegação através de links foi muito interessante. Os caminhos em que naveguei já contribui bastante no meu trabalho pedagógico. Porém, as dificuldades que encontrei ao navegar foi a enxurrada de apelos visuais que recebemos nos arrasta por trilhas e caminhos possíveis, mas nem sempre planejados. Com  isso, muitas vezes perdemos muito tempo para selecionar as informações que desejamos.
Contudo, esse caminho não é de fácil acesso, mas o que a princípio parece dificultoso pode se constituir apenas em obstáculo a ser removido para que essa nova realidade se firme com eficácia, tornando a nossa prática pedagógica cada vez mais acessível, inovadora e transformadora.





                Conceituando Hipertexto

Conforme o filósofo e sociólogo Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação, a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente “Hipermídia”, que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos – assim como texto. Então, podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto.
Ao pesquisar sobre Hipertexto encontrei vários conceitos que me levaram a concluir que o mesmo oferece várias propostas de leitura, onde o mesmo assunto pode ser abordado de formas e níveis diferentes, dependendo do caminho que iremos percorrer. Através dos hiperlinks, é possível identificar a definição e história de vários trechos ou palavras descritas no texto, ampliando os nossos conhecimentos para uma prática pedagógica mais eficaz.




Comentário sobre o texto de Gilcéria

Conforme a pesquisa de Gilcéria sobre hipertexto, pude destacar que o hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Realmente o hipertexto, é uma excelente ferramenta de ensino e aprendizagem, no sentido de ampliar o conhecimento acerca do assunto proposto.





PLANO DE AULA

TEMA

           Tecnologias aplicadas ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.

OBJETIVO GERAL

           Compreender a importância do uso da tecnologia como instrumento didático-pedagógico na educação principalmente ao que se diz respeito ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer principais instrumentos tecnológicos acessíveis ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.
  • Apresentar a forma como se dá o processo de ensino/aprendizagem através do uso desses instrumentos tecnológicos.
  • Desenvolver habilidades tecnológicas, que se perpetuem coerentemente ao longo do processo ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.

HÍPOTESES DE TRABALHO

           Conhecer como se desenvolve esse impacto de tecnologia-escola, como se dá essa interação educativa, e consequentemente, favorecer a melhoria educacional, principalmente no âmbito em que escola prepara o aluno possibilitando o seu desenvolvimento e preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases.

PROCEDIMENTOS METODÓLOGICOS

  • Análise de imagens (como percebo a realidade/ a linguagem na internet)
  • Debate: A importância da tecnologia na construção do ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.
  • Leitura da letra da música (Gilberto Gil – pela internet).
  • Criação de slides a partir dos termos utilizados na internet.
  • Apresentação dos slides através do Data show.

RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS





AVALIAÇÃO


Será realizada através da participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.



ANEXOS














TERMOS UTLIZADOS NA INTERNET



Links
Pontos em comum que interligam a internet.

Sites
Endereços da internet composto de uma ou várias  homepages.

Mouse
Dispositivo que aciona comandos.

Software
Programas de computador.

On – line
Estar conectado a internet.

Chat
Bate – papo virtual

Browser
Programa que possibilita a visualização da rede. Os browsers mais conhecidos são o Netscape, o Eudora e o Explorer.

Home page
Página da internet.

Hardware
Toda parte física do computador.




TECNOLOGIA E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

No mundo globalizado, já não é possível à sociedade caminhar sem o uso das Novas Tecnologias de informação e Comunicação (NTICs). A comunidade escolar já percebe a importância das tecnologias como uma ferramenta didática – pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino e aprendizagem.

  • A utilização de novas tecnologias na educação é fato recente (especialmente o uso do computador).

  • Desenvolver habilidades e competências práticas em língua portuguesa (aprender a fazer fazendo).

  • A internet é uma fonte de pesquisa.



       Ensinar com as novas tecnologias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas tradicionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos.
            Lembre-se: a escola é um espaço para adquirir e produzir conhecimentos.


 
 
EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO
O planejamento da atividade foi realizado com total participação dos alunos do terceiro ano, do ensino Médio – Normal, no turno noturno, da Escola Estadual Francisca Rosa da Costa, nos dias 29, 30, 31 de maio de 2012.
A primeira atividade ocorreu no dia 29 de maio de 2012, com o debate acerca da Importância da Tecnologia, onde todos colaboraram opinando com questões contra e a favor da tecnologia.
Na segunda atividade usou-se o som para ouvir a letra da música: pela internet de Gilberto Gil, todos acharam engraçados os termos que se usa na internet. Em seguida fomos ao laboratório de informática para criação de slides acerca dos termos em destaque na canção.
Sendo assim no dia 31 de maio de 2012 houve a culminância com o uso do Data show, finalizando  o planejamento e contribuindo para a nossa prática pedagógica e aprendizagem do aluno, compreendendo que a tecnologia pode ser grande aliada do conhecimento na educação.



REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA
CULMINÂNCIA COM O USO DO DATA SHOW


 


 

Atividade 2.10



a. O que significa ‘editar’ nos verbetes da wikipédia?
Editar, nos verbetes, significa postar, corrigir ou acrescentar informações.

b. Qual o papel da aba intitulada ‘discussão’ na wikipédia?
Discussão na aba da Wikipédia significa que os usuários podem colaborar, postando suas opiniões e contribuições.

c. O que o cadeado no canto superior direito significa?
Realmente ao abrir o verbete Hitler sugerido na atividade, aba ‘editar’ desaparece e vemos o cadeado no canto superior, o que significa que é um página protegida ou semiprotegida.



ATIVIDADE 2. 11

VERBETES SIGNIFICATIVOS NO WIKIPEDIA

O que analisei durante a navegação de alguns verbetes, com relação a minha cidade natal, no wikipedia, é que eu  encontrei muitas informações antigas em que pude atualizar, através do termo “editar”, para isso sendo necessário acessar o site http://pt.wiktionary.org.  Enriquecendo ainda mais essa grande enciclopédia virtual.


UNIDADE 3

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS 


CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: “DA TEORIA À PRÁTICA”

Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares.   Estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas. Dessa maneira o currículo da sala de aula não é apenas o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiências de alunos e professores e do diálogo entre eles. Pois o mesmo é um importante fator para a transformação da prática docente e, em particular, da relação professor – aluno. E umas das estratégias que favorecem essa comunicação são os seguintes métodos: elaboração conjunta – que se destaca pela interação entre alunos e professores / trabalho em grupo – que visa a cooperação entre os membros e deve procurar trabalhar a coletividade e capacidade de expressão dos indivíduos. A tecnologia pode contribuir com esse diálogo de diversas formas; uma das maneiras consiste no uso das tecnologias no desenvolvimento dos tópicos curriculares com uma apresentação mais eficiente, dinâmica ou atrativa.


ATIVIDADE 3.2.
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

PLANEJAMENTO DA AULA DE SOCIOLOGIA

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
·        Valorizar a cultura brasileira.
·        Conhecer a história de vida de Luis Gonzaga.
·        Conhecer algumas obras musicais de Luiz Gonzaga.
·        Ler e interpretar textos e imagens, através do uso do Data Show.

Duração das atividades

·        3 AULAS.
Estratégias e recursos da aula
·         Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a trajetória de Luiz Gonzaga, e seus amigos e parceiros.
·         Ler e debater as pesquisas, em seguida os alunos criarão slides com a vida e obra de Luiz Gonzaga, e seus amigos e parceiros.
·         Expor slides, através do Data Show.
Avaliação

Durante o estudo será observado a participação, envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Avaliando o poder de síntese dos alunos em seus relatos orais e criação de slides relacionados a vida e obra do cantor.


EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO DA AULA DE SOCIOLOGIA
O planejamento foi executado de forma continuada, seguindo todo o roteiro estipulado. Sendo muito rica a pesquisa, já que eles utilizaram a internet, para buscar fotos e toda a trajetória do cantor e seus parceiros. Não houve dificuldade durante todo o processo de aprendizagem. Já na criação dos slides houve toda uma orientação, facilitando a produção dos mesmos. Assim, foi satisfatória a participação dos alunos nas atividades propostas.




1.     Exposição dos slides no pátio da escola:





ATIVIDADE 3.3


PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA


CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

·        Conhecer aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
·        Reconhecer o gênero musical (forró);
·        Expressar ideias e sentimentos após a escuta e interpretação da música: Asa Branca, Respeita Januário, Xote das Meninas e A morte do Vaqueiro;
·        Conhecer alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino e a vida do homem do sertão, retratada nas letras das músicas do compositor e cantor Luiz Gonzaga.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
·         Deverá ser realizado pelos alunos uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. De posse do material, deverá ser organizado os estandes para  evidenciar a vida do cantor. Colocando os fatos mais importantes. e se possível, ilustrar  com fotos, DVD. Sendo exposto no pátio e aberto a comunidade escolar


Avaliação
Durante o estudo será observado a participação, envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Avaliando o poder de síntese dos alunos em seus relatos orais nas apresentações dos estandes relacionados a vida e obra do cantor.

 ATIVIDADE 3.4
RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA


ESCOLA: Escola Estadual Francisca Rosa da Costa.
CIDADE: Delmiro Gouveia – AL.
TEMA: Centenário de Luiz Gonzaga.
PÚBLICO: Alunos do Normal Médio, do turno noturno.
ORGANIZAÇÃO: Josilene, Gilceria.

   As atividades de pesquisa e exposição de cada ponto colocado para o projeto em sala de aula foram desenvolvidas durante os dias: 11, 12, 13, 14 e 15 de Junho de 2012. Em que foram executadas os seguintes trabalhos: conhecerão aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, reconhecimento do gênero musical (forró), expressaram ideias e sentimentos após a escuta e interpretação da música: Asa Branca, Respeita Januário, Xote das Meninas e A morte do Vaqueiro ( através do uso do DVD e da TV ), conhecendo alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino e a vida do homem do sertão ( utilizando o Data show), retratada nas letras das músicas do compositor e cantor Luiz Gonzaga. Em seguida no dia 16 de junho foram expostas no pátio da escola e aberto a comunidade escolar, as apresentações referentes ao Centenário De Luiz Gonzaga, tais: Dança ( xote da meninas ), Toada ( criação dos alunos a partir da vida do autor, com uso do microfone ), Apresentação dos amigos e parceiros de Luiz Gonzaga ( Uso do Data Show para exposição )com Criação e apresentação de Cordel.



ATIVIDADE 3. 5

  Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

    Os conteúdos identificados no projeto “O centenário de Luiz Gonzaga” realizado na Escola Estadual Francisca Rosa da Costa não estavam inseridos no currículo formal, pois foram conteúdos que visam o desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos.
  Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos no projeto foram: conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira; identificar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor; conhecer e analisar as canções de Luiz Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele; valorizar a cultura nordestina; possibilitar a criatividade e a autonomia dos alunos; trabalhar na linguagem corporal ( movimento, ritmo) dentre outros.
   Alguns desses conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos no projeto não fazem parte do currículo formal. Essa dimensão atitudinal, normativa e valorativa está sempre presente no trabalho do professor, sobretudo quando introduz novos conceitos ainda pouco conhecidos ou insuficientemente elaborados pelos alunos. É o que chamamos currículo oculto. É aquele que parte do currículo que não aparece, mas que estão ou até mais forte do que o que é explicitado nos planos curriculares.
   No que diz respeito ao que os alunos aprenderam sobre o uso das tecnologias realizado no projeto, não fazem parte do currículo formal, mas foram excelentes para estruturar as produções dos alunos para a culminância do projeto.
    Então, podemos dizer que o desenvolvimento do currículo, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.    

UNIDADE 4



ATIVIDADE 4. 2



Navegando por vídeos e outras mídias


Vídeo – Origem e significado da filosofia


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28299


    O vídeo fala sobre a filosofia e a transição do pensar baseado em mitos para um novo pensar baseado na razão e na argumentação lógica. Com este vídeo os professores podem promover  debates e reflexões  sobre a origem e significado da filosofia, promovendo uma aprendizagem mais significativa.




ATIVIDADE 4.3

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


Ao ler o texto de Sílvio P. Costa “Mídia-educação no contexto escolar, analisamos que o uso da mídia na educação é uma nova fronteira que nós profissionais da educação precisamos desbravar. Afinal sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. E a escola não escapa da influência decisiva da mídia, e é nesse contexto onde se encontram muitas culturas, seja aquela bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos, alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou ainda, a cultura popular regional do local onde a escola está situada, ou seja, a instituição de ensino é um lugar privilegiado para construção das identidades. Dessa maneira utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo, sendo essencial transformar a escola num local de produção de mídias, ficando claro que o caminho para enfrentar o desafio de nos tornamos cidadãos da “era digital”é aprender a produzir mensagens com essas novas mídias.



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